quarta-feira, 4 de abril de 2018

O mundo é capitalista


O mundo se tornou materialista. Que chance teria o socialismo no mundo atual? Vive-se num mundo competitivo. Cada trabalhador visa ganhar conforme produz. Já não importa o ofício. Na própria profissão ou em trabalhos alternativos. O que vale é o lucro e o bem estar que o trabalho proporciona. Produtividade é valor ao trabalhador. Ganhar a hora. Ganhar o dia. Ganhar o sustento cotidiano. 

O ser humano não tem culpa. O mundo nos impôs este sistema de mercado. O capitalismo é canibal. O indivíduo vale o quanto produz. Neste contexto a fraternidade é esquecida. O altruísmo e a caridade. O indivíduo até consegue trabalhar à coletividade. Mas todos almejamos ganho e reconhecimento. Ninguém trabalha de graça. Ajudamos onde, e quando (enquanto), recebemos ajuda. O mutualismo do interesse. No entanto funciona em equipe ao somar forças.

O que fazer neste cenário? Até que ponto confiar no ser humano? O lucro é a intenção subliminar travestida nas entrelinhas das negociações humanas. Entender isto é início. Nascemos no capitalismo. Logo, para fugir das margens sociais, somos capitalistas. Sobreviver à seleção natural. Por legítima defesa. Eis a verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário