sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Recriando-se .'.


Há uma relação que interliga as mitologias ancestrais às mitologias atuais. Dentre os grandes impérios e civilizações, surgiram sincretismos, cultos e ritos, a 'deuses' específicos. Como os egípcios, gregos e romanos, no Brasil, também, cultuam-se outras divindades. Mesmo quando vive-se em um mundo monoteísta (um só Deus). Os Orixás, assim como os Santos Católicos, emergem das orações e ritos sagrados. 

A relação com os elementos da natureza, assemelha-se à relação dos antigos deuses aos planetas. Zeus (Júpiter), regendo os caminhos (Oxalá), o raio (Xangô) e o trovão (Ogum). Poseidon (Netuno), regendo as águas do mar (Iemanjá) e dos rios (Oxum). Dos cães do inferno, demônios e eguns, aos anjos e espíritos de luz. Dos desejos da carne ao domínio racional consciente. O certo é que as civilizações constroem-se integradas aos cultos e ritos religiosos.

O Cristianismo coexiste com o capitalismo do consumismo, da competitividade e da democracia (imaginária); Com os movimentos de libertação que desafiam as leis Judaico-Cristãs (também, Árabes). Emergindo antigas formas de espiritualidade. Meios de conectar-se com o cosmos e a natureza. Imaginários da fé que move montanhas. Realizações miraculosas, sob o testemunho de quem acredita. O mundo transformando-se, cada vez mais, rapidamente. Nos modos de produção, nas formas de governo, na cultura, na tecnologia, no conhecimento, na informação, na arte e na fé. 

JD'

Nenhum comentário:

Postar um comentário