ENTENDENDO QUE NADA SABE
Dois jovens foram a uma entrevista de emprego.
Um deles foi orientado, por um conselheiro, a dizer que entendia, sabia e conhecia, cada função, ferramenta ou plataforma, que lhe fosse questionada quanto ao conhecimento. Tal jovem fora orientado a responder 'sim' a cada pergunta. Com o compromisso de buscar, os conhecimentos que lhe faltavam, caso fossem solicitados. Assim procedeu.
O outro jovem, orientado por ninguém, agiu conforme o próprio instinto. Ao ser questionado, respondeu três vezes, na mesma expressão: "'Não sei'; 'Não sei' e 'Não sei'".
Ao ouvir isto, o jovem que afirmava habilidades, na saída da entrevista, relatou, dizendo: "Era melhor você dizer: 'Nada sei'"
Alguns dias após a seletiva, o jovem que assumiu 'nada saber', fora contratado. Apressou-se para aprender o que não sabia. Crescendo em conhecimento.
Algum tempo após o ocorrido, em um churrasco da empresa, perguntou ao empregador o porquê de ter sido escolhido.
O empregador respondeu com um provérbio antigo: "'Não há como encher um copo que já está cheio'. Quem assume 'não saber', está aberto a aprender do zero"
MORAL DA HISTÓRIA
Sempre há algo a aprender.
Quando sabemos, assumimos.
Quando não se sabe, se demonstra interesse em aprender.
O empregador notou que o jovem 'sabedor' (aos próprios olhos) estava demonstrando segurança demasiada (pelo tom da voz) sobre conhecimentos que desconhecia.
Enquanto, o jovem leigo, demonstrava, no olhar, o interesse em aprender.
.J.D.
Filosofia Empírica
Baseado em situações hipotéticas.
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