segunda-feira, 18 de julho de 2016

Pensamento .'.


O pensamento é o pai da ação racional. Falo do 'ser consciente'. De modo distinto, loucura é relativa ao referencial. Há, também, uma loucura racional. O metódico, o detalhista e o artista. O 'louco irracional', seria aquele que foge da realidade. O imprudente; O sábio aos próprios olhos; O tolo. Enquanto, o 'louco racional' é o que tem noção da própria loucura. Ao contrário do inconsciente, o consciente é aquele que sabe o que faz, porque faz e a que faz. Uma pessoa normal, vive um tanto, de ambas loucuras.

Um dia o homem pensou que fosse o centro do universo; Mas isto, em vez de loucura, era desconhecimento; Ou conhecimento fundamentado em pseudo-provas (achismos científicos). Então, pensou que fosse a Terra, o centro. Depois, o Sol. Hoje fala-se em big bang, galáxias, átomos, etc. Conhecimento (do homem) ou desconhecimento; Loucuras.

O fato é que nada, deste mundo, tem prova real definitiva. Nem mesmo a ciência exata, tal qual a matemática. Basta cambiar a unidade de medida, e o numeral se altera. O zero (por exemplo) nem sempre existiu, antes dos gregos e romanos. Poderíamos considerar, o zero, um número? Dois e dois são quatro? Dois xis burguer (um com ovo e um de frango) e dois copos de bebida (uma doce e uma quente). A filosofia confunde a matemática. Limão, água e açúcar, são três coisas, que, somadas, são uma só. Com cachaça e gelo, caipirinha. Ao natural, limonada. Trezentos pingos d'água enchem quantos mililitros? Ou depende do pingo? Por isto, matemática (salvo aos matemáticos), também, é relativa.

JD

Nenhum comentário:

Postar um comentário