domingo, 19 de junho de 2016

Filosofando .'.


DESTINOS 

No sonho, a aeromoça disse: "Atenção senhores passareiros com destino à malandragem. Nesta encruzilhada aterrizam os quais desejam obter vantagem".

Chegando à estação, vi aquela multidão. Uns esperando o trem; Uns batendo carteira; Ou batendo cartão.

Pensei: "Tenho que continuar".

No destino alternativo, dizia em frente à 'Ágora': "Aqui se encontram os quais querem se ajudar".

Achei estranho, pois havia meia dúzia de pessoas.

Pareciam inquietas e falantes. Nem aguardavam o trem; Nem entravam no vagão. Respirando o progresso, na consciência da reflexão. Abrindo as próprias estradas, em atos pró ação.

Todo plano imaginário; Escrito ou em gravação; Estratégia além do baralho; Da estatística ou tradição; Trilhar o caminho certo, driblando pontos de distração, é avançar com destreza, alegria e atenção.


DA REBELDIA SEM CAUSA À MATURIDADE

Além das joelheiras de couro em calças de abrigo. Lembro que inventávamos moda no tempo de colégio. Lembro que usávamos camisetas ao avesso, aparecendo a etiqueta. Também usávamos bermudas com jaquetas. Tênis, de terno. Modas que transcendem o grunge.

Guns, Nirvana e Greenday. Carrinho de rolamento importando, no half ou pista. 6.7 na água. Parafina no cabelo. Até que tudo isto se resumisse ao verde na seda; À bira na mente; Ao teco no prato. Lagartos ou linhas em espiral.

Mais de duas décadas, e alguns aniversários. 12, 23, 27, 33. E nem lembro dos 17 ou 21. O mais legal é desapegar-se das definições do ser. Nem pai, nem filho; Nem tio ou irmão. Além do humano (nove's fora, zero) somos 'o espírito' livre de definição.

Descobrindo a cada dia e recriando os hábitos 'ao ser' o fruto da recriação; Bife no prato; Fruta na mão. Em vez do álcool, chimarrão. Ou, da fumaça, oração.

Poemas e poesias; Em vez de autocrítica ou reclamação. Abdominais, apoios e polichinelos; Em vez do sofá à televisão.

Lembrando disto agora, olho pela janela; Neblina e serração.

A lembrança que nada fascina; Ilumina a memória (e a vivência) que me inclina à maturação.

JD

Nenhum comentário:

Postar um comentário