sábado, 21 de maio de 2016

Maquiavélicos .'.


Dizem que nos tornamos bons, ou maus, pela criação e pela forma como somos tratados na sociedade.

Pela leitura diurna, Maquiavel estava longe de ser um cara bem quisto e, inicialmente, respeitado por todos. Será que isto o tornou Maquiavélico? Como seria, se recebesse massagem, com óleo, nos pés, de graça? Fundaria uma ONG pró caridade? Ou montaria um puteiro com cortesia aos de casa?

Como Napoleão; Primeiramente, bem intencionado, Maquiavel bebeu da maldade dos outros. Na sequência, aproveitou-se de suas, respectivas, medidas, carências, necessidades, desejos e demandas.

Quando chega-se ao ponto de ter que impor-se pela determinante personalidade, longe de mediadas facilitações, emergem as atrocidades.

De fato, Maquiavel era intelectualmente diferenciado. Entretanto, acumulou 'broncas' ao longo do tempo. Enquanto fazia o bem, aos poucos (como se estivesse acumulando créditos e anotando o comportamento alheio), costumava descontar, a maldade, de uma só vez.

O BEM E O MAL .'.

O fato é que, tanto o bem, quanto o mal, estão em cada um. Nos alimentamos do que recebemos, multiplicando e retribuindo aos astros, à natureza e às pessoas. 

JD

Nenhum comentário:

Postar um comentário