terça-feira, 31 de maio de 2016

Deus criou o homem e vice versa .'.


DEUS CRIOU O HOMEM - E vice versa .'.

Calma; Antes de uma revolta generalizada, entendam o que quero dizer com 'Isto'.

As religiões têm algo em comum: A crença de que o poder supremo que, eventualmente, chamam de Deus, tenha criado tudo o que existe. O homem se encaixa como obra da criação.

Em tempo simultâneo em que tais escrituras se multiplicaram pelos séculos, emerge, também, a figura dos profetas, legisladores escribas ou mediadores do espírito.

Cada crença tem, como característica própria, uma forma ou método de difundir a mensagem como é receiba. Geralmente, de forma figurada, através de parábolas, enigmas, simbologias, sincretismos e desconstrução de mitos.

Os personagens (profetas, mestres, santos, deuses, orixás, etc.) das escrituras, surgem como manifestações de subjetividades (formas de pensar, agir e se portar, no mundo) singulares. Eventualmente, sem precedentes.

Cada crença, ou profecia, se encarregou de compartilhar a 'revelação' da forma como a captou do plano metafísico (imaginário, espiritual, mental, racional, subjetivo ou psicológico).

É óbvio que os homens foram influenciados pelos lugares, climas, vivências, pessoas e hábitos, das respectivas épocas. As linguagens, culturas e tradições, dos povos, ajudaram a configurar o que hoje temos como 'Os Livros Sagrados'.

A diferença essencial, dos livros sagrados, ao imaginário da literatura ficcional, é que, nas escrituras religiosas, os relatos são carregados por testemunhos de fé imensurável.

Assim como emergem incontáveis testemunhos de fé, verdades, saberes, revelações e profecias, emergem, também, inúmeras fomas de entender o 'Criador' e a 'Criação'. O que chamo de auto-recriação do espaço-tempo. Em que Deus criou o Homem; Enquanto o homem vem recriando-se no entendimento como criatura e fruto da criação.

JD

Nenhum comentário:

Postar um comentário