quarta-feira, 16 de março de 2016

Orixás .'. Império do Novo Mundo .'.



Os Orixás, reunidos, arquitetavam estratégias para orientar os homens à construção da nova sociedade. Civilização a ser construída sobre a civilização atual. Muitos valores haviam sido esquecidos pelos homens. Os valores da família tradicional; Do respeito aos mais velhos; À inclusão de cada um no seu respectivo espaço de direito; A escola a quem estuda; O trabalho a quem trabalha; A oração a quem ora .'.

O mundo tornara-se um caos emergente. Muitos homens, equivocadamente, se detinham à glórias passadas. Enquanto tem-se que olhar pra frente, preservando as raízes, valores e tradições ancestrais. Havia muita intriga por interesses materiais; Ou, até mesmo, espirituais. Os gurus se confundiam com os próprios santos que os trabalhavam. Frequentemente, falando, equivocadamente em nome dos Orixás que os regiam .'.

Para um Babá qualquer, mandar um retorno, em nome de um santo, aos próprios devotos, ou filhos de santo, era algo que havia se tornado comum. Bastava denúncias de falsos testemunhos para a discórdia fosse semeada. Ex-namoradas, deixando os ex-namorados na esquina; Mestres a devolver os vício a quem havia se curado; Armações para que os filhos, e pais de santo, se julgassem os próprios Orixás, ou falassem em nome dos santo que os regia .'.

Como no império grego, egípcio e romano, em que os faraós, e imperadores, outrora se confundiam com os próprios deuses e divindades que os regiam. Muitos homens haviam trocado o sol pelo ouro; Bebiam, inconsequentemente, em tempos de guerra; Brigavam em tempos de paz; A identidade santificada, dos homens puros ou virtuosos, era facilmente corrompida na embriaguez .'.

'Quem vem a mim, vem ao pai' - Disse o filho do carpinteiro .'.

Também somos filhos de Deus, em verdade vos digo. Jesus foi o primeiro a assumir-se de tal modo. Em mais de dois mil anos, muita gente precisa entender isto. Temos que agir como irmãos, diante do universo infinito. Pai Nosso e regente das leis da natureza .'.

'Ninguém é melhor que ninguém' - Máxima do censo comum. O fato é que podemos nos tornar melhores a cada dia. Incluindo, nos espaços de respectivo domínio, quem se esforça por um lugar à luz .'.

Dos raios e trovões à Júpiter; Dos mares e rios à Netuno; Vênus, Saturno, Mercúrio e Marte. As respectivas luas; O Sol e as estrelas. Somos uma família junto à humanidade, às plantas e os animais. Somos fortes quando em sintonia de interesses em prol do bem comum. Por nossos ancestrais maiores, desde o verbo: 'Agora é a hora de jogar juntos' .'. 

JD

Nenhum comentário:

Postar um comentário