domingo, 20 de dezembro de 2015

Profetizando .'. Da ciência à religião .'.


O capitalismo (modo de produção) e a democracia (sistema político de governo), embora, consideravelmente, mais eficientes do que o socialismo, a aristocracia, a anarquia, a monarquia e a tirania, se mostram (utopicamente), na prática, longe de sua conceituação epistemológica. O mundo carece da recriação destes termos. Sobretudo, da aplicação prática do que a teoria nos propõem .'.

De modo semelhante, as religiões têm cunho sócio-político. Tendo, como finalidade, além das 'revelações', a promoção de caminhos alternativos baseados em virtudes da moral e da ética. A promoção de um profeta, como exemplo miraculoso de ação, sugere, revolucionariamente, novas formas de olhar, notar e interagir com o mundo .'.

As elites do intelecto baseiam-se no conhecimento das ciências (humanas e exatas) para legitimar os caminhos que elegem como modelos de ordem e progresso. As classes periféricas movem-se pelas crenças. Baseiam suas ações ao miraculoso sobrenatural caminho proposto, parabolicamente, pelas entidades (deuses) e guias espirituais .'.

A fé, diferentemente da ciência, é livre de fundamentações. Baseia-se no 'sexto sentido'. Na intuição e na sensibilidade. Ambos os estímulos (racional-científico e sobrenatural-metafísico), norteiam modelos, regras e leis, de conduta. Legislando, e orientando, ações, em um contexto de causa e consequência .'.

Política, ciência ou religião, originam-se da filosofia. A reflexão existencialista. O estudo etnográfico das relações sociais dos entes do plano 'físico-material' ou 'espiritual'. O evolucionismo genético e desenvolvimento científico (tecnológico ou sociológico), nos sugerem que viemos das estrelas. Explicação, facilmente, fundamentada pelas ciências (físico-química) ou pelas religiões (crença) .'. 

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário