terça-feira, 29 de dezembro de 2015

No tempo das tribos modernas .'.


Ao analisar a condição social, e os rumos que a sociedade vem tomando, noto que um dos principais fatores motivacionais à humanidade é o desenvolvimento. Todos desejam crescer, evoluir ou prosperar em alguma coisa. Seja nos planos a médio e longo prazos; Ou nos cronograma cotidianos. Naturalmente as atividades de lazer, recreativas ou ocupacionais, também se tornam foco do desejo de muitas pessoas. Mas, a pergunta que ressoa, nos propõe o questionamento: 'Como tirar melhor proveito das ondas evolutivas no mundo em que vivemos?'; ‘Que rumo estamos direcionados a escolher?’.'.

Cada cidadão se move por um motivo específico. Os hábitos cultuados são plurais, heterogêneos e multiculturais. Torna-se difícil subdividir os grupos interativos em tribos de interesse comuns, sem considerar que se vive a heterogeneidade. Embora as afinidades reúnam a sociedade em torno de temas de mesmo interesse, notamos a pluralidade dos espaços de circulação, encontro e interatividade .'.

No tempo das tribos modernas, ateus, cristãos, árabes, hindus, wiccas e judeus, conversam em torno da mesma fogueira. Nos shoppings, encontramos comerciantes, consumidores e andarilhos curiosos (que nada tem de interesse no que há por trás das vitrines). Os clubes, outrora, de gênero, se tornam mistos. Metaleiros, rokeiros e punks, também são encontrados em shows de pagode, sertanejo e funk. Principalmente, em eventos gratuitos, ao ar livre, com bebida barata e sexo oposto abundante .'. 

Nas escolhas, onde deveria ser lugar exclusivo de alunos e professores, encontramos aliciadores de menores e traficantes de drogas. Em meio a eles, policiais da lei (ou foras da lei). Padres assediam mais do que ginecologias e professores de forró. Empresas se tornam extensão de terreiros; Enquanto, ao contrário do ditado popular, 'a alma é o segredo do negócio' ou ‘a alma é o negócio em segredo’. Você aceita um salário e arremata-se o seu lobo, sua ovelha ou seu pangaré. Salvo, quando se você for um funcionário mais esperto que o contratante. O empregador corre o risco de ser 'adestrado', 'encilhado' ou 'tosado' .'. 

O pluralismo cosmopolita toma o lugar dos grupos de interesse. Nos espaços físicos ou nos ambientes virtuais, os diferentes se disfarçam de iguais em meio às semelhanças. Os informantes estão inseridos em toda parte. Um jovem com uma câmera em mãos, raramente, é apenas um jovem com uma câmera em mãos. Eventualmente, um gerenciador de um canal alternativo ou um detetive disfarçado de blogger .'. 

J.P.D. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário