segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Sociedades .'. Organizadas .'.


O determinismo sociológico move a máquina política no sentido dos interesses de bandeiras específicas, enquanto o verdadeiro desenvolvimento existe quando há inclusão nos processos sociais de aprendizagem, produção e expressão cultural. Os interesses econômicos vêm ditando a organização do gerenciamento político, da construção do conhecimento e da manipulação da informação. A liberdade, por vezes, se confunde com libertinagem. O indivíduo torna-se criador da realidade intelectual em um fenômeno cognitivo de recriação de si e autoconhecimento .'.

A hierarquia vertical cede lugar às relações horizontais; As cabeceiras das grandes empresas, às távolas redondas; As lideranças autoritárias, ao trabalho coletivo e à produção colaborativa; A democracia representativa, ao governo digital, participativo e direto .'. 

As lideranças são expandidas, e reduzidas, dos indivíduos, aos grupos e sociedades. Funções sociais distribuídas e um estado forte. Forte no sentido do exercício da política, da construção, e monitoramento, das leis e igualdade de oportunidades. Há um equilíbrio entre direitos e deveres; Liberdade e segurança; Um elo que nos traz, do caos, à ordem .'. 

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário