sábado, 26 de setembro de 2015

Liberdade .'. Racional .'.


VÍCIOS QUÍMICOS .'. 

Os vícios químicos assolam a sociedade pós-moderna. Drogas, cada vez mais, perigosas, seduzem os jovens. Que, influenciados pelos amigos, e por um estilo de vida, defendem o ato de curtir o momento, por vezes, de forma inconsequente, como motivo de descontração e entretenimento. A maturidade proporciona o autocontrole e domínio próprio. Os bares noturnos cedem lugar ao tempo dedicado à família; Assim como às horas extras de trabalho, estudos e atividades religiosas .'.

CONSCIÊNCIA DO ESPÍRITO .'. 

Um espírito consciente sabe dosar os compromissos cotidianos com momentos saudáveis de descontração. Nem todos buscam a descontração do mesmo modo. Se alguns preferem o agito da noite, outros preferem um bom filme, um bom livro, uma caminhada ao ar livre, jogar um game, conversar nas redes ou pensar, e planejar, frentes de avanço profissional .'. 

O certo é que intercalamos atividades necessárias ao progresso à atividades que renovam o combustível motivacional. Socializar é necessário. Sejam em uma mesa de bar, na academia, em uma biblioteca ou em um culto religioso. O que importa é fazermos o que nos faz bem; O que nos renova, motiva ou engrandece; O que nos direciona às realizações; Ou, ao menos, às alegrias momentâneas. Seja qual for a atividade; Façamos o que nos faz bem .'. 

SOBRE OS VÍCIOS DO SÉC. XXI .'. 

Sete recursos para prevenir (ou libertar), os jovens, dos vícios .'.

- Estrutura familiar (apoio moral e emocional);
- Acreditar em algo (fé, crença ou religião);
- Valorizar os estudos (como fonte de crescimento intelectual);
- Valorizar o trabalho (como base da dignidade profissional);
- Praticar atividades físicas (alimentação saudável);
- Conhecer casos reais (danos do vício e ganhos em ser livre);
- Escolher bem as companhias, lugares e hábitos.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário