segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Processo Criativo .'.


O processo criativo compreende um conjunto de hábitos que compõem o momento da produção de uma ideia, produto, informação ou conhecimento. Mesmo dispondo da multiplicidade de métodos, e técnicas de criação, existentes hoje em dia, mentes criativas costumam ter um jeito próprio de proceder na hora de criar .'.

Considerando que as ferramentas e técnicas auxiliam no momento da criação de algo novo, ou transcendente ao usual, por mais simples que seja;,inovar implica libertar-se de algumas regras. Desafiando padrões, tendências e modas. Criando um estilo personalizado. Transcendente ao fluxo dos rebanhos passivos que evitam contestar modelos, e referenciais, clássicos .'.

Inovar requer um tanto da universalidade, embebida da identidade, da individualidade particular do mentor, em uma forma de singularidade. O que o torna único. O espírito da inovação tem a ver com liderança e iniciativa. Ter a capacidade de ousar .'. 

Considerando, obviamente, os conhecimentos pré-existentes. Contudo, abrindo caminho aos ares da imaginação. Neste contexto, os insights costumam ocorrer em momentos de descontração. Seja em um ambiente bucólico, debaixo de uma árvore; Seja em uma mesa de bar; Seja como veio ao mundo; Nu, em casa, e ouvindo um heavy metal .'.

Anotar a ideia, na hora exata do primeiro estalo, para desenvolvê-la em momento de sobriedade, costuma ser usual entre inovadores criativos. Cada qual com seu respectivo hábito de produção. Alguns buscam o silêncio e o isolamento. Outros preferem  o movimento e o barulho das aglomerações. Enfim, o que nos faz sentir-se a vontade, é válido na hora de criar .'.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário