segunda-feira, 6 de abril de 2015

Além das linhas .'.


Com o passar dos anos, houve uma apropriação, terminológica, do termo linha. As linhas acadêmicas, por exemplo, são chamadas linhas de pesquisa. E são vinculadas aos objetos de estudo, referências e autores relacionados. Diferentemente de uma linha sanguínea, onde há vínculo de nascimento. Os pesquisadores têm liberdade de participar de quantas linhas forem capazes de manter relações dialógicas científicas.

Existem inúmeros outros tipos de linhas. A descendência de abraão. As tribos judaicas; Os povos árabes; A linha dos papas; A linha de sucessão de tronos e impérios. São linhas com relações seculares contínuas.

Diferentemente das linhas de sucessão, as linhas acadêmicas são temporárias. Um pesquisador participa da uma linha enquanto é incluído no diálogo ativo. Podendo integrar múltiplas linhas, a medida que inclui objetos de estudo. Uma linha de pesquisa, diferentemente de uma linha de sucessão religiosa, compreende pessoas de diferentes religiões e descendências, livres de parentesco.

Os socráticos foram influenciados, indiretamente, pelos pré-socráticos. Porém, livres de pertencer a uma única linha. Sendo que, hoje, são citados e referenciados, independentemente, em centenas de linhas de pesquisa. O que os permite dialogar com certa liberdade.

Semelhante às linhas, temos as ordens. A Ordem dos Templários; Dos Franciscanos; Dos Jesuítas; Dos Carmelitas; Dos Capuchinhos; etc. Tal entendimento nos permite, por exemplo, concluir que em meio as linha de bloggers e vloggers, por exemplo, dialogam pesquisadores e prossumidores de diferentes influências, ideológicas e religiosas. Movimentando-se com liberdade de ir e vir.

BLOGGERS E VLOGGERS .'.

Há sempre um pesquisador base, que mantém o registro de vivências e experiências, através do diálogo contínuo, conectando o início à posteridade. Uma linha de pesquisa sobre 'sites de relacionamento', por exemplo, precisa ter interações continuadas, por um pesquisador ou grupo, para se manter em atividade. Estudos descontínuos, descaracterizam linhas.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário