sábado, 14 de março de 2015

Perdoar



PERDOAR SETENTA VEZES SETE .'.
A quem lhe ofende . . .

Evite tornar-se cúmplice de quem lhe confidencia ofensas a terceiros. 

O caminho da piedade, ensinado por Jesus, é um mérito a quem se arrepende e promete desviar-se do pecado. Mesmo quando fala-se em 'perdoar setenta vezes sete'. Este é um direito que você tem em relação a quem lhe ofende. Evite utilizar, indevidamente, em relação a confissões de ofensas cometidas a terceiros. Isto soa como validar-se cúmplice. Perdoar, dento da lei, é um ato consciente e responsável. 

Neste contexto, os católicos instituíram o sacramento da confissão. No qual, diferentemente de lhe dar o perdão, o sacerdote lhe recomenda orações. Tal sacramento precisa ser iniciado no arrependimento do pecador; E firmado no compromisso de nunca mais pecar. O que os cristãos católicos chamam de 'Ato de contrição'. 

Perdoar, irresponsavelmente, como se o tivesse fazendo em nome de Deus, é comprometedor. Você tem o direito de perdoar, setenta vezes sete, quem lhe ofende; Mas, quanto a quem lhe confidenciar delitos a terceiros, evite o jargão: "O Pai perdoa"; "Te perdoo"; "Está perdoado"; Etc. Do mesmo modo, evite fazer uso da expressão 'Deus perdoa', pra esquivar-se da lei. Lembremos do segundo mandamento, antes de fazer uso da piedade. 

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário