quinta-feira, 5 de março de 2015

Jogos de Sedução na Internet



JOGOS DE SEDUÇÃO NA INTERNET .'.

Em pleno Século XXI, apesar da maturidade afetiva, ainda vivemos os jogos de sedução e triângulos amorosos comuns em outros tempos.

INTERAÇÃO EM SITES DE RELACIONAMENTO .'.

Há um bom tempo, venho realizando uma pesquisa multidirecionada dentro das plataformas interativas dos sites de relacionamento. O que chamo de 'pesquisa despretensiosa'. Pois a interação, em vez de visar o estudo propriamente dito, tem o mesmo objetivo dos usuários de tais ambientes: Amizades virtuais, encontros casuais, relacionamento amoroso e parceria sexual.

A pesquisa despretenciosa é mais autêntica, pois parte da análise de dados de interações reais. Nada de perfil fake ou questionários artificiais. A análise qualitativa se dá sobre os dados de diálogos originais armazenados em um período de dez anos.

O fato é que tais diálogos foram construídos com o objetivo comum aos adeptos das plataformas interativas. O que aproxima o estudo da originalidade e verossimilhança. Alguns dados vêm sendo anotados, aleatoriamente, neste período. Incluindo 'print screens' de conversas via Messenger, Skype e Whats App. Além de entrevistas em vídeo.

EXPERIÊNCIAS CASUAIS .'.

Alguns relatos, de usuárias, revelam um mundo imaginário por trás da interação virtual. O que elas mesmas chamam de jogos de sedução. O mais comum deles é a interação simultânea com mais de um internauta. Criando uma espécie de competição: "Quem me liga?"; "Quem me procura?", "Quem me quer?", "Quem me faz tal coisa?"; Etc.

Algumas internautas revelam masturbar-se enquanto interagem. Na tentativa de conduzir o desejo do internauta conforme o próprio interesse. As mesmas usuárias confirmam ter mais sucesso nas relações efetivas quando interagem exclusivamente com uma só pessoa. Sendo rapidamente descartadas pelos internautas que buscam algo promissor, quando mantém conexões variadas.

A sensação que tem, quando tentam usar alguém como 'chamariz', é a de que compõem relacionamentos incompletos. Deixando, quase sempre, algo, na relação anterior. O que sugere que os triângulos amorosos têm efeito contrário em relacionamentos contínuos. Em vez de causar ciumes e desejo, causam repulsão e a iniciativa, por parte dos internautas, de buscar outras usuárias.

As frequentadoras confirmam que mantém-se ligadas mentalmente com os usuários que lhe despertam algo interessante. Mas que têm dificuldade em estabelecer vínculos contínuos quando estabelecem mais de uma conexão. Tendo que escolher entre uma coisa ou outra, em vez de ter tudo (metasfisicamente falando) no primeiro par.

De outro modo, as mulheres, que buscam apenas encontros casuais, afirmam serem mais felizes na interação despretenciosa. Desacreditam na possibilidade de algo estável originar-se das redes. Conforme elas mesmas dizem, se tornam faladas na 'banda telepática' e conhecidas como 'produtos de consumo usual' ou como 'quem desconhece o que quer'.

O que torna as redes sociais de relacionamento um espaço promissor de amizade e encontro sexual . Porém, um ambiente de relações amorosas temporárias. Salvo raras exceções.

CONSIDERAÇÕES .'.

Nos sites de relacionamento, experiências casuais e de amizade virtual são menos dolorosas e mais prazerosas do que a insistência na procura pelo par ideal, em um ambiente onde a maioria quer apenas se divertir.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário