segunda-feira, 16 de março de 2015

Além da Ética - Valores Morais na Imprensa .'.



ALÉM DA ÉTICA - VALORES MORAIS NA IMPRENSA .'.

Na cultura da sobrevalorização da popularidade midiática; Na busca por acessos, compartilhamentos e curtidas; O grotesco vem tomando o lugar do ético e moral.

Se alguém compartilha um vídeo, na rede, 'comendo merda', certamente, terá milhões de acessos a mais do que se compartilhar um vídeo dizendo bom dia aos vizinhos.

Valores que estão invertidos. Perceptíveis, inclusive, na televisão. Onde há sobrevalorização dos ganhos com publicidade e marketing. Alegando ser uma necessidade básica ao empreendimento sustentável.

Certo dia, em um telejornal, anuncia-se o escândalo da soda cáustica no leite. Nos meses seguintes, na mesma emissora, são televisionados comerciais, em que crianças aparecem sorrindo e bebendo leite da mesma marca.

Em canais de comunicação, o comprometimento com o cidadão e sociedade tem de vir em primeiro plano. Frente, inclusive, da necessidade de investimentos em comerciais irresponsáveis. É necessário fazer valer uma filosofia pró desenvolvimento.

Há alguns anos, proibiu-se a associação, de comerciais de empresas tabagistas, ao esporte. Iniciando pela 'Fórmula 1'. Hoje, continuamos assistindo comerciais de bebidas alcoólicas associados ao esporte. Principalmente, ao futebol. Mesmo sabendo que álcool e esporte conduzem a caminhos opostos.

Precisamos rever quais são as prioridades. No sentido do desenvolvimento, dois acessos de um bom comportamento valem mais que dois milhões de acessos de um humor inconsequente. Adquirir um conhecimento ou ouvir um bom conselho continua sendo mais construtivo do que rir à toa. Lembrando que a popularidade, do humor, a qualquer custo, é prejudicial, como influência social; A questão é: Dar visibilidade a quem é popular? Ou dar visibilidade a quem tem condições de influenciar construtivamente? Quem merece destaque e promoção?

J.P.D.

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