segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Pluralidade em unidade


O filósofo (pré socrático) Empédocles se tornou famoso por ser a primeira pessoa a se referir aos quatro elementos (fogo, terra, água e ar). Chamando-os de 'raízes de todas as coisas'. Uma de suas principais considerações refere-se a unidade e a pluralidade. No seu entendimento, o mortal desaparece ao se dividir, distribuir e dispersar. Neste contexto, no sentido oposto, o eterno se recria constantemente incorporando as pluralidades no uno.

Na pluralidade do uno, seria inconcebível (por exemplo) dizer: 'Eu sou bom e mau'. Pois, ou 'sou bom', ou 'sou mau'. Mas, se temos, em nós, o bem e o mal, ou seja, o que é bom e o que é mau, logo: 'Somos bons e maus'. Portanto: 'Somos a pluralidade em unidade'. Enfim, congregar o 'somos' no 'sou', e vice versa, é concluir que 'a gente é' um complexo plural singular.

Neste sentido, incorporamos a essência espiritual dos elementos da natureza a fim de nos tonarmos quem somos. Espírito divino detentor dos dons do fogo sagrado; Incorporado em um corpo físico (comparável a um aquário) cuja a constituição é de aproximadamente setenta e cinco por cento de água; Que se alimenta dos frutos da terra e precisa do ar pra viver. 

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário