quinta-feira, 25 de setembro de 2014

World Wide Web - Por trás do sonho !



A internet é um meio inovador que possibilita a participação, em massa, do cidadão comum. Vem sendo uma dádiva à liberdade de expressão. A possibilidade de construirmos uma comunhão da espécie. Em que os sapiens sapiens compartilham a informação no que chamamos de inteligência coletiva. Com novas formas de interação dialógica e de construção coletiva do conhecimento. Uma ferramenta que vem sendo utilizada de forma ambígua. No sentido do caos e da ordem.

O princípio inicial do ciberespaço é oportunizar que os internautas acessem e compartilhem informação, conhecimento e cultura. Do mesmo modo, oportuniza que as pessoas comuns produzam o próprio conteúdo. E isto é muito bom. Mas, também, perigoso. Tudo depende do que é compartilhado e de quem irá acessar tais compartilhamentos. Assim, como os veículos, aviões e a energia nuclear, a rede das redes pode ser utilizada, tanto para a paz, quando para a guerra. 

Presenciamos a presença de boas e más influências na web. Apesar de predominar o otimismo em relação aos benefícios que a conexão ubíqua onipresente nos proporciona, determinados usos da tecnologia vem assustando. Os confrontos ideológicos, e de marketing, recém estão sendo iniciado. Contrabando de armas, tráfico de drogas, prostituição infantil, xenofobia, fanatismo religioso e terrorismo midiático. Estes são apenas alguns exemplos da desvantagem do excesso de liberdade sobrevalorizado no espaço midiático. Eis um assunto que merece ser debatido.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário