domingo, 21 de setembro de 2014

Promover a ordem


A busca pela evolução é algo que move o homem desde o início da humanidade. Quando mais sabemos, mais queremos saber. Ao mesmo tempo, mais sabemos que sabemos pouco. Mas isto é, de algum modo, saber algo. Ao contrário do que diriam os socráticos sobre a ignorância humana. Pois 'saber' e 'nada saber', são atos contraditórios. Portanto, 'saber que nada sabe' é algo que contradiz o próprio sentido da expressão. Mas entendemos o que quis dizer Sócrates neste pensamento. Portanto: Sabemos pouco; Mas, sabemos isso. O que é pouco mais que nada. E este é o primeiro passo.

Quando é a humildade que nos orgulha; Em vez de humildade estamos falando de orgulho. Da mesma forma, sabedoria e ignorância andam juntas. 'Ser sábio aos próprios olhos' seria o caminho dos tolos e insensatos. Ser ignorante aos próprios olho, apesar de ser o princípio da aprendizagem, seria orgulho; Ou, quem sabe, vaidade.

No mundo em que 'tudo é vaidade', nós homens, autointitulados 'seres racionais', buscamos e acreditamos no progresso. O progresso evolutivo que os seres humanos tentam construir é baseado na ordem social e política; No conhecimento e na informação; Na tecnologia e na técnica; Do mesmo modo, buscamos organizar o mundo pelas crenças religiosas, como uma forma de manter os homens unidos pela fé, em prol de um objetivo comum e, na maioria das vezes, pacífico. 

Mesmo assim, organizamos o caos em vários momentos da história da humanidade. Um deles é o momento em que vivemos agora. O ciberespaço, criado a partir da internet, é o que chamamos de 'terra sem lei'. Onde são aceitos todos os tipos de sites, provedores e portais; Enquanto cada plataforma cria as próprias regras. Resumindo, tudo pode ser postado e compartilhado; Independente da influência que possa trazer à sociedade. Salvo em alguns lugares onde a web é regulada.

O fato a ser aberto aqui é algo perceptível a olho nu. Vivemos um momento duplo; Ambíguo; Em que, simultaneamente, buscamos o progresso e promovemos o caos. O excesso de liberdade bate de frente às regras e leis que outrora regularam a sociedade. Precisamos refletir sobre o rumo que a sociedade vem tomando. Buscar soluções integradas ao desenvolvimento tecnológico, biológico, cognitivo e espiritual. Dosando, de forma equilibrada, a liberdade à ordem. 

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário