segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Era do caos


DEMANDAS DE UM POVO

Vivemos em uma nova época. Assim precisamos de uma nova constituição. A transparência e visibilidade das ações e contas públicas tem de ser garantida. Escolas profissionalizantes de turno integral. Investimento em transporte público (hidroviário, rodoviário, ferroviário e aéreo). Autonomia legislativa aos Estados. Voto facultativo. Responsabilidade penal a partir dos dezesseis anos. Apoio de isenção fiscal e benefício financeiro a novos empreendimentos. Preservação ambiental. Ocupação da região norte. urbanização das periferias. Industrialização baseada nas demandas e no aproveitamento da matéria prima nacional.

REGRAS E LEIS

Se, há alguns anos, cometeu-se o erro de desregulamentar a obrigatoriedade do diploma em jornalismo ao exercício da profissão, hoje viemos um momento oposto. Com a desordem estabelecida pela produção multimídia irracional na internet, originário do excesso de liberdade e inexistência de regras claras, precisamos repensar a possibilidade de exigência de formação técnica, ética e moral, ao uso das ferramentas de comunicação web.

Vivemos à beira do caos. Em que as crianças e jovens educam-se influenciadas por conteúdos maliciosos e nada educativos. Principalmente no que se refere ao vocabulário depreciativo, às cenas de sexo, agressividade verbal e física.

Ferramentas de comunicação são armas e instrumentos capazes de gerar destruição ou construção. A profissionalização do comunicador web, assim como a criação de normas regulamentadoras, é a alternativa cabível à construção de uma sociedade organizada. Ter um pouco mais de segurança, às vezes, implica sacrificar uma parte da liberdade. Lembremos que são as regras e leis que regulam a sociedade.

A ERA DO CAOS

Esquecem-se os valores religiosos. Legaliza-se o aborto, o casamento gay e a comercialização da maconha. Permite-se que os movimento sociais depredem o patrimônio público. Pratica-se a impunidade. Então, estabelece-se a anarquia total.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário