terça-feira, 16 de setembro de 2014

Comunicação


Na pesquisa acadêmica em comunicação, percebemos a influência de fatores sociológicos sobre as diferentes correntes de pensamento. Influenciados pela diversidade temática, encontram-se a tecnologia, a sociologia, a filosofia, a cognição e a linguística. Assim como áreas afins. Quando se faz necessário estimular o imaginário a partir dos ensaios especulativos. 

O mapeamento do campo da comunicação possibilita uma arquitetura metodológica e técnica das pesquisas e objetos de estudo. Aprofundando a visão desenvolvimentista e explorando os estudos etnográficos. Há uma necessidade de investir na experiência empírica do indivíduo. O olhar simplista e singular do cotidiano. Onde o aparente senso comum esconde o que, aparentemente, está explícito e necessita ser revelado.

A revolução tecnológica convive com a resistência do imperialismo do conhecimento. Observada pelo olhar geopolítico das tecnologias sociais de comunicação. Recriando a realidade e constituindo o imaginário social. A tecnologia ocupa espaços e impulsiona a indústria cultural.  A qual vem sendo reestruturada a partir da conexão onipresente e da interatividade ubíqua. Na construção do mundo tecnológico a ser apropriado pelos prossumidores. A partir das conexões descentralizadas, e da produção colaborativa, na anarquia total da inexistência de gatekeeping traduzida como liberdade de expressão. 


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário