quinta-feira, 6 de março de 2014

Transcendência Digital


O jornalismo colaborativo no ciberespaço é uma forma de produção digital de conteúdo multimídia na qual cada internauta participante do processo coletivo atua de forma independente e integrada com o grupo ao mesmo tempo. Os mecanismos de interação midiática, como fóruns, comentários, enquetes, hashtags, compartilhamentos e likes, são a forma mais comum de engajar os públicos no processo interativo. E é esta interação entre internautas que faz da web um ambiente estimulante e desafiador à criação de novas formas de construção social da realidade via interatividade.

À medida em que o conhecimento coletivo vem sendo construído, e o saber comum vem sendo compartilhado, ocorre uma forma de intercâmbio cultural entre agentes e atores sociais. A internet surgiu como uma oportunidade de disponibilizar o acesso à informação e ao poder de comunicar. O que muitos chamam de 'comunicação de muitos para muitos'. Onde 'todos somos receptores e produtores em potencial'. Contudo, o compartilhamento na web se mostra desorganizado; Principalmente no que diz respeito aos sites de mídias sociais. É um grande desafio organizar de forma efetiva e eficiente todo este potencial criativo e interativo.

Notamos uma saturação no ciberespaço da reprodução e plágio de conteúdos. A grande maioria ainda prefere compartilhar e curtir conteúdos de terceiros do que construir e postar o próprio conteúdo. E tudo indica que os compartilhadores, consumidores, produtores e prossumidores, conviverão de forma independente durante um bom tempo. Se, de um lado há espaço pra todos, de outro modo precisamos racionalizar o que vem sendo postado na web. Da mesma forma, precisamos criar mecanismos de proteção ao conteúdo postado na rede. De toda forma, a produção compartilhada nas redes é parte integrante de nossa história desde o surgimento da web, se tornando patrimônio cultural dos internautas e da humanidade. Estes são alguns tópicos sobre os quais precisamos refletir. 

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário