sexta-feira, 21 de março de 2014

No mundo pós-moderno


O pós-modernismo foi definido, em um momento inicial, numa época em que o mundo vivia uma recriação necessária e inevitável. O individuo e a sociedade esperavam novas versões do conhecimento vigente. O penamento transformador, dos filósofos e intelectuais da época, oscilava entre o estruturalismo  e o foco no indivíduo. A ruptura do vínculo, entre autor e obra, se mostrava como uma necessidade e intenção primordial aos estruturalistas. No entanto, o indivíduo continuou sendo importante, e primordial, na visão dos historiadores. Surgiram, naquele momento, novas recriações da realidade.

Em meio aos campos de confronto entre os indivíduos, forças materiais e econômicas, emergiram os mestres do pensamento pós-moderno. O compartilhamento de conhecimentos construídos contribuiu na construção de uma nova realidade. A intelectualidade de alguns pensadores da época buscava transcender a técnica, juntamente de uma atuação diferenciada na esfera pública, propondo soluções, construindo visões e fazendo críticas sociais. A discussão de grandes temas ganhou proporções coletivas dimensionadas. 

A pós-modernidade surgiu após a recriação das condições sociais do saber em um momento sedento de transformações. Mas o que é o saber? Como é produzido? O que se quer com a ciência? Qual a legitimidade das verdades em discussão? Estas e outras questões, e mutações do pensamento pós-moderno, possibilitaram a metamorfose do individuo e da sociedade.

As reflexões sobre o modo de produção dominante, e as alternativas surgidas no momento, criaram laços interativos nos grupos temáticos a partir de afinidades e sintonia de interesses. Neste contexto, a exposição do saber acarretou a reflexão sobre causas, efeitos, possibilidades, alternativas e soluções.

O ingresso neste universo de intercâmbio do saber impulsionou os jogos de linguagem, poder e sínteses. Jogos, nos quais o ingresso se dá a partir a produção significativa, mediante a avaliação de novos conhecimentos. Ou, novas versões do saber. Contudo, só há jogo quando há regras, participantes, juízes, avaliadores e testemunhos. De toda forma, e neste contexto, comunicação é combate. Assim sendo, em uma nova reinvenção do mundo pós-moderno, como pesquisadores, estamos no combate.

J.P.D.

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