sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Conhecimentos necessários à prática da comunicação


As ferramentas multimídia de produção e edição de conteúdo, assim como o conhecimento sobre determinadas linguagens de programação e o domínio sobre alguns softwares, vem se tornando diferencial na formação do profissional de comunicação. Jornalistas, Publicitários e Marqueteiros, expandem suas possibilidades de atuação quando dominam tais tecnologias e linguagens. Ter uma noção já pode ser considerado um diferencial. Seja como profissional de mercado ou docente envolvido com a formação de novos profissionais. 

Neste contexto, podemos destacar as práticas de web jornalismo, marketing mídia e publicidade digital. A necessidade vai além do conhecimento sobre sistemas operacionais, plataformas de compartilhamento e mídias sociais. Softwares como Photoshop, Dreamweaver, Flash, Fireworks, Indesign, Corel, Audition, Premiere, Efects, Vegas, entre outros, se tornaram ferramentas indispensáveis às práticas de comunicação midiática. Conhecer linguagens de programação, desenvolvimento de software, web, games e aplicativos, pode ser um diferencial ainda maior.

Todas estas ferramentas, e muitas outras mais, quando englobadas pela comunicação, expandem as possibilidades do comunicador em um contexto de convergência tecnológica, interatividade e conexão onipresente. Tão importante quanto utilizar as tecnologias é sabermos como criá-las. Contudo, o conhecimento técnico tem uma melhor efeito quando aliado à reflexão filosófica, nos contextos da sociologia, psicologia e ética. A comunicação do futuro vem se recheando de outras conhecimentos e competências em um caminho contextualizado dentro de uma necessidade cada vez maior de transdisciplinaridade, interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. Mas este é outro assunto.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário