sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Soluções ao SUS


Apesar de cultivar, neste espaço, uma postura voltada ao positivismo e à motivação, me permito hoje atentar de forma crítica a um problema, generalizado, relacionado à saúde pública. Especificamente em Porto Alegre (cidade em que resido no momento). Trata-se da burocracia encontrada para conseguir medicamentos nos postos de saúde do SUS.

Nesta tarde de sexta-feira, experimentei fazer o que fazem cotidianamente milhares de brasileiros. Fui ao posto de saúde do SUS buscar uma medicação receitada por meu médico pessoal. Após um cadastro no Sistema Único de Saúde, fui habilitado a retirar o medicamento em questão, mensalmente. 

Na tentativa de retirar a medicação, precisei esperar duas horas na fila do lado externo. Após ingressar no estabelecimento, aguardei mais uma hora até conseguir ser atendido. Está é uma necessidade de milhares de brasileiros em todo o país.

A questão é que, nesta época se torna mais demorada a retirada de medicamento nos postos do SUS, devido ao fato de que boa parte dos funcionários entram em férias. Deste modo, senhoras e senhores idosos, assim como enfermos, sofreram horas na espera pelo atendimento.

O que quero aqui, é colocar a necessidade extrema de melhorias na distribuição dos medicamentos nos postos do SUS. O cidadão exige melhorias. Assim sendo, os governantes responsáveis precisam atender à esta necessidade, solucionando a questão o mais rápido possível. Seja na melhora da infraestrutura, ou na contratação de pessoal e no planejamento da distribuição. É a saúde do povo que está em jogo.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário