sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Sabedoria


Salomão um dia disse-nos, através dos sagrados provérbios: "Feliz do homem que encontrou a sabedoria, daquele que adquiriu a inteligência, porque mais vale este lucro que o da prata, e o fruto que se obtém é melhor que o fino ouro. Ela é mais preciosa que as pérolas, jóia alguma a pode igualar". Neste sentido, cabe a nós valorizar o saber acima dos bens da terra. De toda forma, evitando ser sábio aos próprios olhos, mas, sim,  sendo sábios na atitude, na construção e na transformação do ser e do mundo em que vivemos.

No Livro Sagrado do Hindus, O BhagavaD Gita, entre os conselhos de Krishna a Ajurna, guardei o seguinte trecho: "'Quem vive na luz da verdade vê Deus em todos os seres - no brâmane e no cão, no elefante e na vaca, e até no desprezado pária'. Uma pessoa consciente de Krishna não faz nenhuma distinção entre espécies ou castas. É isto porque em cada espécie de vida ela vê o Senhor Supremo que, mediante sua porção plenária, está presente dentro do coração de toda a entidade viva. A superalma está em todos os corpos sem distinção".

Neste contexto, ser sábio é ser conhecedor da verdade e praticante do conhecimento. Entender que, como criaturas semelhantes ao criador, somos iguais mediante o poder superior, mesmo com tantas diferenças. Somos a manifestação viva do próprio criador. Da mesma forma, cada ser vivo assim o é. A sabedoria preserva o homem no caminho reto. Liberta aqueles que um dia se desviaram. E faz com que se encontrem aqueles que um dia se perderam. A sabedoria, no caminho da verdade, é capaz de salvar o ser.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário