sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Programe - Ou será programado !


Na era tecnológica, a informática vem crescendo em importância no desempenho de boa parte das atividades profissionais. Quando dominamos as ferramentas necessárias ao desenvolvimento de nossas atividades cotidianas, tudo flui com maior facilidade. O fato é que, além do conhecimento básico sobre o funcionamento de softwares, aplicativos e sistemas operacionais, cresce cada vez mais a necessidade de domínio sobre a programação.

No livro 'As dez questões essenciais da era digital', Douglas Rushkoff nos coloca a seguinte máxima: 'Programe seu futuro ou será programado por ele'. Rushkoff se refere ao fato de que, hoje em dia, costumamos aprender nas escolas e universidades a utilizar as ferramentas informáticas. Como utilizar os softwares. Entretanto, poucos dentre nós dominamos alguma linguagem de programação. Geralmente utilizamos os programas existentes. E raramente encontramos internautas que criam os próprios programas.

Este fato coloca o usuário leigo em programação na dependência dos programadores. Que, por sua vez (segundo Rushkoff), irão dominar o mundo. Em um futuro próximo, já iniciado em nossa era, a maioria dos usuários da tecnologia serão capacitados a criar os próprios aplicativos. Será como brincar de fazer a planta da próprio casa ou desenvolver o próprio website. Contudo, iremos muito além disso. E todos precisaremos dominar a programação pra sobreviver no mundo vindouro, independente de qual seja a profissão ou a idade. Estamos a caminho nesta direção. Agora é questão de tempo.

J.P.D.

Leia a resenha completa de minha autoria do livro 'As 10 questões essenciais da era digital' (Douglas Rushkoff, 2010) publicada na Revista Temática (Novembro, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário