terça-feira, 26 de novembro de 2013

Tá na Mídia


Na era da informação os grandes veículos de comunicação, assim como os pequenos e alternativos canais, pautam as discussões coletivas. Tudo o quanto é televisionado, transmitido no rádio, escrito nos jornais e revistas, assim como o que é compartilhado na internet, acaba direcionando as discussões coletivas. Em alguns casos a comunicação se torna viral. De toda forma a mídia constrói e reproduz estereótipos. Construindo a imagem pública de pessoas e instituições.

Deste modo, marcas são colocadas no topo da preferência do mercado a partir de ações de marketing e publicidade. Líderes são legitimados a partir dos depoimentos compartilhados sobre suas performances e histórias de luta. Ideologias são apoiadas e derrubadas. Tudo a partir de um processo em que a mídia trabalha o que chamamos de quarto poder. 

De certo modo o agendamento das pautas discutidas, da mesma forma que a censura, é uma ação utilizada no sentido de controle do que é veiculado. Como a notícia é tratada; Quais enfoques são inseridos; E o que entra ou fica de fora da matéria. O fato é que a notícia pauta a matéria. Contudo tais noticias são direcionadas conforme o interesse do veículo. De outro lado, as matérias pautam as conversas de mesa de bar, das rodas de chimarrão e dos salões de beleza. 

As ações de agendamento, censura, tratamento de conteúdo e manipulação de informações ocorrem simultaneamente na mídia de massa. Em alguns casos de forma mais explícita do que em outros. A imagem das marcas e personalidades, assim como o que é discutido nas ruas é fruto de uma construção racional formatada pelos meios de comunicação de massa. 

A internet, apesar de seguir o mesmo esquema no que diz respeito aos canais mais famosos, é um pouco mais aberta, uma vez que podemos participar de forma igualitária da construção social da realidade a partir da informação compartilhada em canais pessoais alternativos. A web surge como uma alternativa de resistência frente a toda a influência que a grande mídia exerce sobre a sociedade. Os internautas, uma vez incluídos como prossumidores do mundo digital, ganham voz e vez pra falar e compartilhar tudo aquilo que for do seu interesse.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário