sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Ousadia pra ir além


A grande maioria das pessoas tem o costume de consumir e seguir ideias prontas. No empreendedorismo seguimos os cases de sucesso e tentamos implementar em nossos negócios para que tenhamos lucro. Na pesquisa acadêmica seguimos os modelos, métodos e técnicas com a finalidade de construir de forma eficiente nossos artigos, teses e ensaios. Na prática esportiva buscamos nos basear pelas técnicas de treino existentes afim de ter o melhor retorno. Nestas e em infinitas outras áreas buscamos exemplos adaptáveis ao nosso contexto. Isto é o normal  e usual. Contudo, podemos ir além disto.

É certo que fugir das regras pode ser um erro. Os métodos estão aí pra facilitar a vida quando implementados em nossas empreitadas. Com a técnica ganhos tempo e temos maiores chances de obter bons resultados. De outra forma, violar as regras ou ir no sentido oposto a elas pode causar danos e prejudicar o bom desempenho.

Apesar de não ser aconselhável quebrar as regras, os grandes visionários da ciência, do esporte e dos empreendimentos, foram aqueles que contestaram os modelos vigentes em suas épocas. Ultrapassando e violando os métodos existentes. Mesmo sabendo que esta é uma forma arriscada de lutar pelo desenvolvimento. Neste contexto, ousemos pensar diferente sempre que possível. Ousemos contestar as regras, desde que bem intencionados.  Ousemos criar novos métodos. Pois,  se nossa ousadia for do bem e estiver inserida no que chamamos de caminho certo, poderemos contribuir na construção de um mundo melhor pra viver.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário