segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Amadurecimento


Com os protestos de junho deste ano percebemos o interesse de um grupo seleto de brasileiros em mudar alguns pontos importantes na sociedade. Notamos a facilidade de mobilização e ciberativismo. Encontros e mobilizações marcadas pela internet facilitaram os primeiros movimentos. Contudo, percebemos também o desvirtuamento de alguns participantes quando as mobilizações se transformaram em baderna, vandalismo e tumulto. Isso tudo mostra que há certas contradições no amadurecimento político no Brasil. A maturidade e a imaturidade convivem, ora de forma pacífica, ora de forma conturbada, em meio ao povo brasileiro.

Em Porto Alegre, ao contrário do que muitos pensam, os protestos só ganharam força depois da mobilização contra o corte de árvores, pela prefeitura, em centros públicos. Neste contexto, os grupos e indivíduos manifestantes aproveitaram pra investir no tema do primeiro protesto, ocorrido uma semana antes. No caso, o possível aumento no valor das passagens de ônibus.

Contentes, ou descontentes, com o cancelamento do aumento das passagens, os manifestantes protestaram mais uma vez. Foi então a vez do protesto pela redução do valor vigente. Após conseguirem a redução do valor das passagens, iniciou-se outro movimento. O movimento Passe Livre.

É certo e verdadeiro que muitos outros temas foram postos em pauta. A questão do aborto, do casamento homossexual, da descriminalização das drogas, da corrupção e da impunidade. Assim como a definição da mobilização e das ações como não-partidárias. 

A internet teve papel importante nestas manifestações. Os grupos combinaram ações pelos sites de redes sociais. Como Facebook e Twitter, principalmente. Da mesma forma, o compartilhamento de vídeos e fotos na rede possibilitou uma cobertura alternativa e em massa. Em grande parte das vezes, em tempo real. YouTube, Flickr, Instagram e muitas outras plataformas virtuais, transbordaram conteúdo audiovisual e textual.

Com estes episódios podemos tirar algumas conclusões prévias. Primeiro: A massa é heterogênea. Há pessoas bem intencionadas que sabem o que querem; Há pessoas bem intencionada que não sabem o que querem. E há pessoas mal intencionadas. Segundo: A internet é uma ferramenta neutra e perigosa. Pode ser usada com fins pacíficos e construtivos ou fins violentos e de destruição.

Pra finalizar observamos a multiplicidade de opiniões. Muitas vezes diversas e opostas. Episódios registrados como o da famosa fotografia dos dois cartazes lado a lado. Um pró aborto e outro contra o aborto. Além da ignorância visível  não só em boa parte da massa (me refiro à parcela de participantes que não sabiam porque estavam ali), mas principalmente em casos como a colocação inoportuna de autoridades governamentais, como o caso referente ao que seria a 'cura gay'. De fato estamos amadurecendo e ainda temos muito a amadurecer.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário