domingo, 15 de setembro de 2013

Convergência


Conforme os principais dicionários, a palavra convergência implica a noção de pontos que se movem em linha reta na direção de um centro em comum. A convergência é um fenômeno considerado novo por alguns autores. Principalmente dentro do contexto tecnológico. Contudo, este fenômeno acompanha o homem desde os primórdios.

A convergência tecnológica nos sugere a integração entre dispositivos e formatos de mídia. Como exemplo, podemos citar a integração de tecnologias como telefone, rádio, tv, internet, câmera de vídeo, gravador de áudio, editor de textos, games, pen drive, gps, entre outras funções, que compõem os Smatphones.

Também podemos citar, como exemplo do fenômeno da convergência, a integração entre as diferentes formas narrativas e compartilhamento de conhecimento, cultura, arte e informação. Livros que se tornam filmes, games, grifes e infinitos outros produtos. 

De algum modo, o que precisa ser observado é que a convergência é um fenômeno existente desde sempre. A fundamentação desta colocação parte do simples fato de que, desde os primórdios, o homem busca a integração das técnicas, das tecnologias e dos saberes. Os próprios filósofos gregos abordavam e tentavam integrar temas que hoje podemos entender como pertencentes à antropologia, biologia, política e espiritualidade.

A construção civil é um exemplo farto. Durante os séculos, veio integrando o uso das as rochas, com a marcenaria, a cerâmica e os metais. Como exemplo mais recente, muito antes dos smartphones, podemos citar o canivete suiço; os aparelhos três em um (que integravam  players de vinil, rádio e fita k7); Ou, até mesmo, o lápis borracha, o fuzil integrado à baioneta e as lanças neandertais (feitas de madeira com uma pedra polida acoplada à ponta).

O fato é que, independente do caráter de novidade, a convergência é cada vez mais presente. Na multidisciplinaridade dos estudos científicos e na integração tecnológica. E, a partir do seu entendimento e domínio, vem influenciando de forma mais intensa a evolução da sociedade na nova era. Seja pelo bem ou pelo mal. O fato é que o mesmo universo que se expande, converge e se comprime na própria orgiem.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário