quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Além do Método


A pesquisa acadêmica requer dedicação intensa ao objeto de estudo. Pesquisadores investem seus respectivos tempos na análise, desconstrução, dissertação, experimentação e reconstrução dos fenômenos estudados. A técnica está presente em modelos sobre os quais se desenvolve a prática. Contudo, apesar de oferecer caminhos e modelos, seguir minuciosamente a metodologia, por vezes, pode limitar a possibilidade de transcendência dos estudos.

Todo pesquisador, cientista e acadêmico recorre as variadas técnicas de metodologia de pesquisa para que possa desenvolver os respectivos trabalhos. A esmagadora maioria dos pesquisadores coloca a metodologia em um pedestal. Mitificando-a. Seguindo modelos prontos e caminhos pré-formatados a fim de que as questões problemas sejam respondidas com maior facilidade.

É natural a necessidade de parâmetros norteadores na certificação de que tenhamos sucesso em nossas pesquisas. O levantamento de hipóteses e a defesa de teses, assim como as análises qualitativas e quantitativas, seguem sendo algumas dentre as alternativas mais utilizadas dentre o ferramental disponível aos pesquisadores. Do mesmo modo entram os estudos de campo como a etnografia. Além dos estudos de caso e outros modelos conhecidos.

Apesar de todo o aparato técnico e metodológico, muitas pesquisas acabam tomando novos rumos no decorrer dos trabalhos de análise e coleta de dados. Questões alternativas ganham importância frente às questões pré-definidas. Novas perguntas acabam ocupando o lugar do que seriam as previsíveis, ou imprevisíveis, respostas. 

Tudo isso indica que a boa pesquisa, apesar de ser apoiada em procedimentos metodológicos pré-definidos, tende a transcender as previsões iniciais. Mudar o foco do estudo e alterar o rumo dos estudos durante o trabalho são possibilidades que precisam ser disponíveis ao pesquisador. E mesmo ciente da importância das metodologias técnicas, precisamos romper as barreiras do método sempre que possível. Apesar de não ser tão usual, transcender o método tende a ser mais inovador e promissor do que simplesmente segui-lo.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário