terça-feira, 20 de agosto de 2013

Pós-Humano


Em prol do desenvolvimento social na Terra, mesmo que conduzido pelo subconsciente, o homem das cavernas deixou de ser primata a partir da mudança de atitude. A transformação na forma como vê, percebe e se relaciona com o mundo. Pela sobrevivência, precisou aprender a caçar o próprio alimento. E a partir desta necessidade, teve de criar utensílios que se tornaram extensões de seus membros.

As próteses tecnológicas existem desde antes da tecnologia multimídia. Dos óculos, ao telefone, fone de ouvindo e a demais tecnologias hoje conhecidas. Desde os primeiros tacapes, feitos de madeira ou ossos, com pedras pontiagudas amarradas na ponta, o primitivo do nosso ancestral decidiu dominar o mundo a partir da produção de ferramentas que facilitassem seu trabalho e sobrevivência.

Com a criação dos códigos de comunicação, como a escrita, se tornou mais fácil e rápido registrar, armazenar e transmitir o conhecimento. Das pinturas rupestres à cibercultura, o homem manipula o registro, arquivamento e transmissão de informação.

Com a imprensa, a fotografia, o rádio, o cinema e a televisão, a indústria de massa alcançou o apogeu nunca antes imaginado. Apogeu este que vem sendo superado e expandido pelo desenvolvimento tecnológico acelerado, desde o advento da internet,  e, mais recentemente, das tecnologias móveis e ubíquas.

A comunicação de massa, que antes era de poucos para muitos, agora é todos para todos. Neste universo virtual surge a figura dos prossumidores. Produtores e consumidores de conteúdo multimídia ao mesmo tempo. Internautas que consomem e produzem cultura na web.

A facilidade de apropriação de conteúdo também vêm crescendo com a mania dos compartilhamentos virais. Ao mesmo tempo em que cresce a dependência mediada por parte dos usuários da tecnologia. Hoje em dia, dispor de energia elétrica, celular e internet se tornou necessidade básica à educação e ao trabalho.

O fato é que este processo evolutivo é cada vez mais rápido. Há pontos positivos e negativos nesta jornada de desenvolvimento. As mudanças ocorrem de maneira mais acelerada. E dentro de um contexto de evolução genética e tecnológica, estamos aos poucos dando vida aos sucessores da espécie. O pós-humano surge como um hibrido do mutante e ciborgue, agregando reflexos da evolução genética somado à expansão tecnológica proporcionada pelas próteses mecânicas dimensionando a capacidade dos sentidos humanos. Este é o futuro da espécie. Inevitável e certeiro.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário