sexta-feira, 5 de julho de 2013

Recriação da Democracia


Recentemente percebemos uma movimentação coletiva pró-participação vinculada ao desenvolvimento tecnológico, mais especificamente à internet e às redes sociais virtuais. A tendência atual de participação interativa vem ganhando espaço na web enquanto ocupa espaços físicos de circulação a partir de ações coletivas, interativas e colaborativas.

Chegamos ao um momento de reflexão e recriação da realidade. Perguntamo-nos pra onde estamos indo. E o quanto tais movimentos podem influenciar a jornada de recriação (e superação) da democracia.

O que percebemos de início é uma forte tendência à descentralização do poder. À isenção de lideranças e representações políticas. Fazendo uso das tecnologias na participação popular, extrapolando assim o espaço-tempo e as organizações hierárquicas.

Os movimentos atuais buscam a recriação política do mundo em que vivemos. Uma verdadeira reconstrução da esfera pública. Com práticas compartilhadas do exercício do poder coletivo. Uma busca de um novo contrato social. E tudo isso na esperança de um mundo melhor.

Percebemos também, além do desejo de descentralização política, uma forte tendência à distribuição do espaço. Ao livre acesso e a livre circulação. A busca pela inclusão e acessibilidade participativa. Compartilhando a tecnologia, a informação e o poder. Apesar do longo caminho a ser trilhado, já é possível fazer uma previsão a cerca dos próximos episódios da recriação política da sociedade do século XXI.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário