terça-feira, 2 de julho de 2013

Novos tempos


A internet vem transformando a maneira como as pessoas interagem entre si e com a informação. Com o desenvolvimento tecnológico, a produção começou a ser feita pela massa e para a massa. A comunicação na web nos possibilita outras formas de nos relacionarmos com o conhecimento. Uma das principais delas é a interação presente no hipertexto.

De algum modo a mídia de massa vem se alimentando da mídia alternativa. A comunicação que antes era de poucos pra muitos agora é de muitos pra muitos. A participação coletiva é uma realidade que vem se multiplicando com o tempo. No entanto percebemos que poucos canais na internet tem credibilidade. Há muita informação distorcida em um padrão de qualidade inexistente.

A imprensa se abastece da produção dos internautas. Com grandes possibilidades de participação. Um exemplo que merece ser citado são as mobilizações ocorridas em torno dos protestos de junho deste ano. Houve uma grande participação por parte dos integrantes do movimento. Principalmente do grupo Anonymous, e os respectivos vídeos produzidos por internautas muitas vezes contraditórios.

A internet possibilita alta produção de opinião. Influenciando a massa no consumo a partir de um volume elevado de informação. Neste contexto percebemos a persuasão efetiva dos formadores de opinião ao ditar as tendências do mercado.

Finalmente percebemos uma transformação evidente nas redações, estúdios e produtoras de comunicação. A internet vem revolucionando o que até então conhecíamos como comunicação de massa. E dentre tantas mudanças podemos perceber que este é a penas o começo de uma longa jornada. Bem vindo ao começo de um novo tempo.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário