quarta-feira, 3 de julho de 2013

Fórum Internacional do Software Livre


Quanto mais estudo, trabalho e escrevo sobre, tecnologia, internet e redes sociais, percebo que este é um tema que está muito longe de ser esgotado. Nesta quarta-feira, três de julho, participei de algumas palestras e oficinas no Fórum Internacional do Software Livre. Evento que trabalha com um leque variado de estudos dentro do contexto tecnológico. Principalmente no que se refere à produção colaborativa de softwares em código aberto. Os chamados softwares livres.

No primeiro dia do evento tive a oportunidade de acesso a informações valiosas em distintas áreas. De algum modo o fórum trata, em parte, de temas que venho abordando com certa frequência em meus textos neste blog e em outros canais. 

O uso da internet na educação gerando inclusão digital e, consequentemente, inclusão social, segue sendo tema de interesse prioritário de educadores e sociólogos. Algumas iniciativas vêm sendo feitas neste sentido. Uma delas é o uso de plataformas interativas como o caso da plataforma Noosfero.org, utilizada em escolas de nível médio, oportunizando a produção de texto e conteúdo multimídia, além do compartilhamento e interação entre usuários. Desbloqueando assim a criatividade do jovem em expor suas ideias ao seu modo.

Outro tópico abordado no evento é o frequente uso de mídias digitais por movimentos sociais. Mostrando que há um infinito potencial a ser explorado nas redes interativas. Da mesma forma ainda se fala muita na tecnocracia. E na democracia direta e digital. Além das infinitas possibilidades que a tecnologia proporciona ao exercício político de governo.

Por fim, como sempre digo, estamos apenas no começo. Necessitamos do fortalecimento das identidades sociais. Sejam individuais ou coletivas. E a internet possibilita que tais identidades sejam construídas, e as respectivas subjetividades, legitimadas. 

Buscamos um mundo melhor. Um mundo com igualdade. E acesso à informação, ao conhecimento e à tecnologia. A multiplicidade de possibilidades de ação segue em expansão contínua. Aprendemos que juntos somos mais fortes. E cada vez mais, nos reunimos em grupos onde compartilhamos interesses coletivos. 

Apesar de todos os benefícios vindouros, sentimos que há também grandes desafios pela frente. Se de um lado a produção de mais do mesmo pode parecer uma ameaça ao convívio das diferenças em um contexto de heterogeneidade, de outro a igualdade se torna necessária à ordem e a paz. Muitos outros temas também foram abordados neste primeiro dia de Fórum. Este é apenas um esboço do que vem logo mais.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário