terça-feira, 16 de julho de 2013

Autores, Atores e Personagens


Os personagens são representações criadas pelos autores para que estórias possam ser contadas. Protagonistas da ficção ou da história da vida real, os personagens participam da trama da qual a narrativa é composta. Muitos personagens participam de forma ativa nas cenas da literatura, do cinema e do teatro. Enquanto alguns têm papéis secundários ou figurativos.  Nas narrativas virtuais na web percebemos todos os tipos de personagens presentes.

Muitos de nós, quando participamos de um diálogo, agimos de forma representativa. Ou seja, nem sempre as atitudes condizem com as emoções. Em muitos casos precisamos conter os impulsos. Nem sempre podemos falar, agir ou reagir conforme desejamos. Pois temos de prestar fidelidade ao papel que decidimos representar; Ou, ao personagem que decidimos incorporar.

De alguma forma, as pessoas comuns também se colocam como personagens. Porém, personagens reais. Na verdade, o que chamo aqui de personagem é apenas o papel desempenhado frente às situações ou relações interpessoais. Assim sendo, o mesmo homem pode agir como pai, frente ao filho; Filho frente aos pais; Marido, frente à esposa; Chefe, frente aos subordinados;  Irmão, diante dos irmãos; Amigos frente aos amigos; E assim por diante.

É certo que há casos em que há inversão de papéis. Porém, o normal é que cada um se coloque no devido lugar. Desta forma há quem possa criticar estas colocações defendendo sua respectiva posição social como algo natural, e não representativo. Neste sentido, até mesmo os papeis que desempenhamos com maior naturalidade são construídos a partir de referenciais e conceitos que formulamos de acordo como nossos valores pessoais.

Na web percebemos o crescimento maciço da representação e incorporação e papeis. Os blogueiros e vlogueiros são exemplos a serem lembrados. Assim como os escritores, os compositores e muitos outros produtores culturais. Todos tem algo em comum. Precisam agir conforme as ideologias que acreditam e defendem. Mesmo quando a maioria destes não se coloca na posição de personagem construído, todos somos atores sociais nos lugares que nos são designados.

De algum modo, percebemos o crescimento em número e qualidade dos personagens criados pela literatura, cinema e outras artes. Machado de Assis, Chico Anysio  ou Walt Disney são exemplos de autores que extrapolaram a criatividade na criação de personagens. Cada um ao seu modo na arte que escolheram.

A internet é o berço dos novos autores, personagens e atores do mundo pós-moderno. Muitas vezes recriando o real a partir da ficção. E o virtual a partir do real. Uma retroalimentação da realidade e do imaginário simultânea e reciproca. De algum modo, independente de nos vermos assim, somos autores, personagens e atores do mundo e da vida real.

J.P.D.


Nenhum comentário:

Postar um comentário