sexta-feira, 28 de junho de 2013

Subjetividade


A subjetividade é parte integrante da identidade de cada indivíduo. Muito daquilo que somos é composto pela maneira como observamos o mundo e vivemos nossas relações ‘intra’ e ‘interpessoais’. As cicatrizes, as lembranças, a aprendizagem, o conhecimento e tudo aquilo que colocamos na poção do mago criador de nós mesmos torna-se algo singular e individual.

No wikipedia temos a definição de subjetividade como sendo "o espaço íntimo do indivíduo, ou seja como ele 'instala' a sua opinião ao que é dito (mundo interno) com o qual ele se relaciona com o mundo social (mundo externo), resultando tanto em marcas singulares na formação do indivíduo quanto na construção de crenças e valores compartilhados na dimensão cultural"

Neste contexto, podemos nos resumir de várias formas. Uma delas é pela forma coletiva. O 'somos' pode ser definido sobre aquilo que todos são. Vertebrados, mamíferos, pluricelulares, racionais, bípedes, etc. Enquanto o 'sou' é definido a partir das particularidades. De algum modo a legitimação do 'sou' e do 'somos' compõe-nos no que nos tornamos.

Podemos legitimar infinitos 'sou' dentro do que 'somos'. Biparti-los e inseri-los em subjetividades comercializáveis. Assim criam-se os personagens da ficção, da literatura e do cinema. Assim nascem os mitos e lendas. Contudo dentre tantas características, facilmente incorporadas por qualquer um, há aquelas que nos fazem únicos.

Quando legitimamos o 'sou' e o 'somos ' na pessoa, em vez de atribuir as respectivas características a um personagem, mito ou lenda, estamos legitimando algo único e intransferível. O que é o oposto da generalização de qualidades e características que compõe as subjetividades incorporáveis pela massa.

De algum modo, os dois tipos de subjetividades convivem na sociedade. Aquela que todos somos e aquilo que faz com que sejamos únicos. Certas características são personalizadas. Como exemplo podemos citar a armadura feita sob medida a um determinado guerreiro. Certamente não servirá tão bem a nenhum outro semelhante.

O fato é que as subjetividades são compostas pelos momentos vividos pelos indivíduos. O século em que nascemos e crescemos. As ideias que consumimos e os momentos que experimentamos. Cada experiência. Cada sensação. Cada reflexão. E quando isto tudo é parte integrante de nossa identidade pessoal como indivíduo, podemos dizer que somos dotados de uma subjetividade única composta pelo singular, o particular e o universal. 

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário