quinta-feira, 13 de junho de 2013

Equilíbrio


Pra que alcancemos o êxito na jornada, e o sucesso que tanto almejamos nos empreendimentos, precisamos trabalhar alguns elementos essenciais. Além do trabalho duro e da perseverança na corrida pelo alcance das metas e mensuração de resultados positivos, precisamos de equilíbrio. O equilíbrio nos sentimentos, ações e decisões é essencial pra que tenhamos mais tranquilidade e promovamos a perduração das conquistas.

Quando falo em equilíbrio, me permito ir além da noção do equilíbrio medido pelo coeficiente emocional. Falo de um equilíbrio nas atitudes. Vejamos alguns exemplos. Fazer uma atividade física de uma a três horas por dia, por exemplo, faz bem à saúde. Enquanto ficar o dia todo na academia, medindo bíceps e coxas em frente ao espelho, se esquecendo do resto, manifesta um certo desequilíbrio. Podendo trazer danos no lugar de benefícios. Principalmente psicológicos.

Outro exemplo a ser citado é a higiene. Sabemos que ter higiene possibilita uma defesa maior frente às ameaças bacteriológicas do ambiente. De outro modo, ficar o dia todo preocupado com a limpeza do corpo e do ambiente pode se tornar um transtorno obsessivo compulsivo. O popular 'Toc'.

Um terceiro exemplo a ser citado refere-se ao número de horas que investimos olhando televisão, navegando nas mídias sociais, jogando games ou utilizando o telefone. Podemos dizer que, quando há equilíbrio, não há ameaças eminentes. Porém algo pode dar errado quando abusamos dos excessos.

Da mesma forma podemos enquadrar o ato de comer, o dormir e o próprio ato de trabalhar. Precisamos manter este equilíbrio. E este equilíbrio nos pede que evitemos os excessos e conciliemos atividades distintas. A multiplicidade de atividades organizadas dentro de um cronograma equilibrado nos permite, além de avançar em áreas distintas, avançar também em áreas diversas. E tudo isso isentando-nos de alguns problemas e fazendo do próprio equilíbrio, a solução.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário