sábado, 25 de maio de 2013

Narrativas Virtruais


Com o aumento da visibilidade midiática proporcionada pelos meios digitais, cresce também o interesse público na vida privada de celebridades e pessoas comuns. A exposição e o consumo de intimidades ganha espaço cada vez maior em blogs, fotologs e vlogs na internet. E neste ambiente surge a figura do narrador protagonista.

Os blogs surgiram como uma evolução dos antigos diários pessoais. Um espaço destinado à amostragem da produção de conteúdo de poetas, músicos, cronistas, humoristas, contadores de histórias e outros artistas. A blogosfera possibilitou que a massa de anônimos se aventurasse a disputar uma fatia no estrelato. Retirando os textos e fotos das gavetas e dispondo-os na rede mundial de computadores.

Neste contexto surge a figura do narrador protagonista. Aquele que conta a história e participa dela ao mesmo tempo. Seja a partir de relatos de vivências de sua identidade real, ou estórias fictícias compostas em torno de um personagem. Os blogs, o Facebook, o Instagram e os canais de vídeo do YouTube são alguns dos principais exemplos de espaços onde tais narrativas ganham vida.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário