quinta-feira, 30 de maio de 2013

Magia da Ciência


Ao ingressar na discência acadêmica, e ter acesso às teorias, estudos e conceitos de mestres e doutores em comunicação, percebi que a ciência complementa e, até mesmo, expande a magia. Como pessoa, indivíduo e cidadão venho prestando atenção nos fenômenos sociais e naturais relacionados à humanidade e ao universo, e noto que os métodos científicos são uma espécie são mágica de sentir, compreender e lidar com o mundo.

A magia transcende, em parte, a ciência. De outro lado, a ciência explica e entende as transformações oriundas da magia. Einstein um dia colocou que a religião e ciência se complementam. E que uma sem a outra sofreria limitações sensoriais de percepção e ação. Apesar da magia ser independente das religiões, esta concepção serve para entendermos a relação dela com a ciência.

Se o cientista é aquele que exerce uma 'atividade sistemática para obter conhecimento', Mago é aquele que faz uso do conhecimento transformando a si e o mundo em que vive. Magos e cientistas são sábios e construtores do próprio 'ser' e do universo que os rodeia. Neste contexto, entre a magia e a ciência, sigo buscando entendimento e informações a fim de, pela sabedoria, construir algo bom ao cosmos e à humanidade.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário