domingo, 5 de maio de 2013

Celebridades na era digital


Com o advento das artes e dos meios de comunicação o culto às celebridades tornou-se moda em todo mundo nos últimos séculos. Pessoas comuns buscam, nas pessoas famosas, um exemplo e um modelo a ser seguido. No início o culto resumia-se aos líderes políticos, mártires, heróis de guerra, artistas, empreendedores do campo, da indústria e do comércio. Porém, com o passar do tempo outros cidadãos começaram a ocupar esta posição de destaque.

Com os meios de comunicação de massa, artistas, esportistas e lideranças de todo tipo ganharam um espaço extra para que suas subjetividades fossem expostas. No mundo em que quase tudo tem um valor no mercado, histórias de sucesso tornam-se objeto de desejo e sonho de consumo.

Na atualidade percebemos a emersão, daqueles que antes estavam no anonimato, às luzes do palco. Com a visibilidade virtual dimensionada, dimensionou-se também o interesse pela exposição. Num espaço em que todos consomem tudo o que estiver disponível; Sair do anonimato para emergir como celebridade é questão de trabalho e tempo. Eis um sonho que hoje está ao acesso de todos.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário