quinta-feira, 2 de maio de 2013

A representação do real


Filósofos e estudiosos das artes identificam uma lacuna entre a representação e a realidade. Assim como na comunicação, onde existem os erros e ruídos na interpretação das mensagens, nas artes também há uma inexistência da fidedignidade absoluta.

Por mais perfeita que uma representação possa ser, o virtual e o real sse distinguem um do outro. Mesmo que o virtual também seja real, sob um ponto de vista específico. Na comunicação, as diferenças entre significante e significado originaram uma área de estudos específica, denominada semiótica.

A semiologia das artes é semelhante a das mensagens e informações comunicadas entre emissores e receptores. Entre remetentes e destinatários. Onde o feedback desejado nem sempre condiz com o feedback real. Pelo fato de haver diferenças na mensagem e sua interpretação.

O cinema, a escultura, fotografia e a pintura, revelam um ângulo de visão particular. O enquadramento da câmera e a imanência da luz determinam a imagem. Em um contexto onde, muitas vezes, divergem conteúdo e forma. Apesar de haver sintonia entre ambos, em alguns casos específicos.

A fidedignidade a verossimilhança das artes, como imagens representativas da realidade, tendem a distanciar-se da realidade uma vez em que cada representação é construída sobre um contexto de singularidade e particularidade, muitas vezes distintas da pluralidade do real. Mesmo assim, com todos estes 'erros' e diferenças de interpretação, as representações artísticas e diferentes leituras do real seguirão alimentando o imaginário dos apaixonados pela arte.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário