sexta-feira, 5 de abril de 2013

Ta na pauta


Hoje resolvi abrir uma exceção e fugir um pouco dos temas específicos. Sinto a necessidade de viajar nas ideias por um instante. Alguns fatos recentes precisam ser colocados na pauta. Sejam as críticas oriundas da experiência pessoal, ou fatos do cotidiano que dizem respeito a todos nós. Vamos ao que interessa.

Começo então este ensaio crônico tocando num tema que mobilizou os estudantes nos últimos dias. Como toquei em um texto anterior, houve protestos não pacíficos em Porto Alegre em virtude do aumento das passagens de ônibus. De um lado critico e desaprovo as ações de vandalismo ao patrimônio público por pessoas que não representam em nada o perfil do estudante universitário brasileiro. Pois estudantes de nível universitário devem ter a consciência da necessidade de preservar o patrimônio público.

De outro lado, parabenizo a persistência do movimento, apesar de condenar as ações vândalas, pelo fato de conseguirem fazer com que o valor da passagem tenha retornado ao valor anterior. De qualquer forma insisto que tais movimentos estudantis tenham de rever suas metodologias de protesto. E ainda atesto que os movimentos envolvidos deveriam arcar com os prejuízos públicos das manifestações violentas. E os vândalos responsabilizados perante a lei. Chega da impunidade.

Outro tema, de menor importância, é algo que tem me incomodado nos últimos dias. Chega esta hora da noite e minha internet começa a dar 'pau'. Pesquisei os serviços disponíveis e descobri que nem a GVT nem a OI oferecem a instalação do cabeamento do modem, trazendo o equipamento da tomada do telefone na sala até o quarto onde utilizo o computador. E aproveito pra criticar mais uma vez o fato de haver cabeamento da net em meu quarteirão, no âmago do centro de Porto Alegre, em plena segunda década do milênio. 

De fato é uma vergonha esta situação. Sou cliente net desde que morava em Santa Maria na década de 1990. Em meu quarteirão há mais de cinco prédios, estabelecimentos comerciais e outros sobrados. Só no meu prédio são setenta apartamentos de clientes em potencial. É difícil entender uma situação destas nos dias de hoje. Mas o que fazer. Minha internet a rádio continua sendo a melhor opção, mesmo saindo do ar eventualmente.

Pra encerrar esta conversação, de pouco nexo e total sentido, gostaria de manifestar minha preocupação com a situação de guerra entre as Coreias.  E aproveito pra citar um fato engraçado. Encontrei um professor nos corredores da faculdade e lhe falei que em se tratando de um evento isolado em uma península da Ásia os Estados Unidos irão tirar de letra o conflito se houver confronto, porém a situação poderia esquentar se os povos fundamentalistas islâmicos, anti-americanos, agissem em conjunto com os norte-coreanos. O professor ficou espantado e disse que Coréia não é muçulmana. É óbvio que sei deste detalhe, mas reflexão se dá em outro sentido.

O que quis dizer é que se os povos anti-americanos alguns como alguns  afegãos, iraquianos, iranianos e outros povos árabes, fizessem atentados ao mesmo tempo em que Coréia do Norte for pra guerra , seria mais difícil a contenção dos eventos de guerra e terrorismo simultâneos espalhados em partes distintas do mundo. No mais era isso. Vamos torcer pela paz; Que os estudantes reflitam sobre as manifestações irracionais; E que eu encontre uma solução viável aos problemas de conexão da internet. Bom fim de semana a todos. 

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário