quinta-feira, 11 de abril de 2013

Quem procura, acha


Seguindo a proposta de conexão entre elementos textuais, coloco aqui a minha dedicação à criação deste modelo alternativo de blogar. Alternativo, porém usual. E sobre isso precisamos falar. De algum modo tenho sentido a influência da tecnologia sobre o emocional, o espiritual e o imaginário. De outro lado as coisas andam bem, apesar do risco de guerra nuclear na Ásia. Mas vamos esquecer este assunto enquanto nenhum míssil é lançado. 

Há uns três dias instalei em meu dispositivo móvel o aplicativo Four Square. Pra quem não conhece, o foursquare.com é uma rede onde os usuários são mapeados via GPS a partir de seus celulares e tablets, podendo fazer o 'check in' onde aterrissam. E também dar dicas e fazer recomendações sobre os lugares que visitam, também mapeados na rede.

O interessante é que tenho uma breve sensação de estar sendo seguido onde ando. Porém, como sofri com paranoias deste tipo no passado, quando acordava na madrugada numa espécie de guerra entre demandas, prefiro não alimentar este lado do imaginário. Até porque na web perseguição é sinal de popularidade. E confesso que seria bem vinda. Pelo menos se for algo do tipo correria dos Paparazzi.  Ou a mulherada correndo pra me encontrar no pouso.

De alguma forma, a rede o Four Square vem revolucionando as cidades virtuais reais desde sua criação. A cada dia se juntam à rede novos lugares mapeados e usuários. De algum lado a possível perseguição não é mais uma mania ou paranoia. Todos nós temos algum fã, admiradores e seguidores nas mais distintas redes da internet. E em cada grupo que participamos, temos ali um network. Uma rede de interesses. Uma praça pública aberta a discussões. Uma tribo conectada pelas afinidades. Uma banda onde cada um toca o seu instrumento. 

Apesar de toda esta possível confusão, acabamos nos encontrando. Seja pelo sinal da rede; Pelo GPS, celular, e-mail ou qualquer que seja a tecnologia. Não há como fugir. Não há como se esconder. O Google sabe quase tudo a nosso respeito. E guarda poucos segredos. Se você tem seguidores e dá motivos para ser procurado; Uma hora você será encontrado. Pois quem procura, acha.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário