domingo, 21 de abril de 2013

Acertar


Na busca do desenvolvimento pessoal, venho observando a mim mesmo e minha trajetória como pessoa e profissional. Para que começasse a buscar os acertos, precisei primeiramente descobrir quais eram os principais erros que cometi na jornada. Aproveitei para olhar pra mim mesmo a partir dos conceitos de outras pessoas. Busquei exemplos de superação no esporte, no crescimento profissional e na cura de enfermidades físicas, espirituais e psicológicas. E encontrei algumas respostas que me permitiram criar um método, o qual venho tentando aplicar no dia-a-dia de forma experimental.

O método é simples. Parte do pressuposto que todos os homens têm qualidades que precisam ser mensuradas. Assim como pontos fracos e pontos fortes. E que também podem fortalecer os dois lados, sanando as carências e incorporando soluções. O que nos permite concluir que, para encontrarmos e desenvolvermos nossos pontos fortes, precisamos trabalhar os pontos fracos.

De algum modo, o que pode ser um problema para alguns, pode não ser, para outros. Neste sentido, precisamos buscar o que nos fortalece e eliminar o que nada nos acrescenta. Por exemplo, se você precisa sair à noite nos fins de semana e extrapolar bebendo, dançando ou ficando com pessoas que nunca viu antes, você possivelmente faz isso pelo fato de que não vê erro ou pecado nenhum nesta atividade, além de que se sente bem em ter tais atitudes.

Mas se você acredita que o fim de semana ideal é aquele em que se trabalha, estuda, pratica esportes e/ou descansa, o seu lado consciente lhe pedirá que tome rumo nesta direção. Neste sentido, você chegará à conclusão de que são estas as atitudes que merecem a sua atenção.

As pessoas que desenvolvem problemas com drogas, tabaco e álcool, por exemplo, descobrem que as conquistas pessoais e profissionais se tornam alcançáveis quando atingem o domínio destes desejos, cessando o uso compulsivo de tais substâncias e colocando outros valores em primeiro lugar.

O certo é que quase tudo tem um outro lado. É necessário que seja identificado em quais atitudes estão às perdas. E qual o comportamento que nos traz os ganhos. Como exemplo, podemos citar que, do outro lado das dúvidas, vêm  a necessidade das certezas. Do outro lado dos distúrbios alimentares, por exemplo, vem a necessidade de reeducação alimentar. Do outro lado da bipolaridade, vem a necessidade de busca do equilíbrio emocional. E assim por diante.

No fim das contas, tudo é questão de escolha e mudança de atitude. Depois de identificar problemas de comportamento e possíveis soluções; Depois de identificar o certo e o errado; É questão de escolher e investir nas atitudes que nos fazem acertar.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário