quarta-feira, 27 de março de 2013

Produção Multimídia


A internet se vem se tornando o canal preferido daqueles que procuram espaço para comunicar, interagir, informar-se, publicar e compartilhar conteúdo, comercializar produtos, gerenciar banco de dados, além de outros interesses nesta linha. Percebemos também, dentre os internautas usuais, o crescimento do número daqueles que produzem conteúdo. O que nos revela o futuro que temos pela frente.

Dentre os profissionais de comunicação há um certo preconceito em relação aos ditos 'amadores'. Blogueiros, vlogueiros, fotógrafos, cinegrafistas, produtores de áudio e todo tipo de produção de conteúdo. Porém, notamos que muitos destes 'amadores' produzem conteúdo de qualidade igual ou superior aos jornalistas graduados. E, em alguns casos, entendem um pouco mais de questões digitais como edições multimídia e design gráfico.

Sabemos que a formação se faz necessária para garantirmos um mínimo de qualidade. E principalmente para que haja, dentro das universidades, discussões éticas e morais sobre o exercício da comunicação. De outro lado sabemos também que não há mais como parar os estes internautas amantes da produção de conteúdo, que trabalham , cada vez mais, de forma profissional no comprometimento de levar informação aos públicos que os seguem.

Impossível frear este fenômeno. Cada vez mais usuários, isentos de formação profissional, produzem conteúdo multimídia na internet. E boa parte deste conteúdo é de boa qualidade. Porém, também encontramos na internet informações falsas e conteúdos maliciosos, ofensivos e mal intencionados.

A solução a este fenômeno está muito mais próxima da aceitação desta massa de produtores de conteúdo como profissionais auto-ditadas da comunicação e conviver com um déficit de qualidade, do que entender que precisamos mais centros de formação, com cursos rápidos e acessíveis, aliados às Universidades e às grandes empresas de comunicação, para que este tipo de profissional possa se desenvolver plenamente. Discutindo questões técnicas, sociais, morais e éticas. De algum modo estamos inaugurando esta nova era.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário