quinta-feira, 7 de março de 2013

Manter as portas abertas


Acerca de assuntos que insisto tocar com frequência circula um rol de interesses afins. Os leitores mais antigos deste blog testemunham, de tempos em tempos, iniciativas de minha parte em debater temas referentes ao desenvolvimento pessoal e profissional. E como de costume, coloco que todo e qualquer desenvolvimento parte de um desejo e de uma consequente atitude condizente a tais objetivos. Neste sentido tenho percebido algumas virtudes que podem ajudar a manter as portas abertas.

Em primeiro lugar. Somos nós os responsáveis pelos avanços em nossa caminhada. Ao mesmo tempo em que toda ajuda é bem vinda, precisamos entender que são as nossas atitudes que podem abrir caminho ao sucesso. É a maneira como agimos e interagimos na sociedade que pode fazer com que as portas permaneçam abertas ao nosso avanço.

É preciso acima de tudo ter comprometimento com metas e objetivos. Capacitar-se constantemente. Correr atrás do conhecimento que pode ser transformado em oportunidade. Porém é preciso ir além da aquisição do conhecimento técnico. O principal diferencial do profissional de valor é a capacidade de lidar com pessoas. Gentileza, educação e simpatia, aliadas ao profissionalismo, alimentam o marketing pessoal.

O mesmo serve para o bom pai, o bom irmão, o bom filho, o bom marido e o amigo confiável. A capacidade de entender e lidar com as pessoas é um diferencial determinante nos dias de hoje. Precisamos uns dos outros. Quanto mais aliados tivermos, melhor. Quanto mais conselheiros tivermos, melhor. Precisamos de cada aliado, cliente ou amigo em potencial. O homem inteligente busca alianças. 

Outra característica que tenho observado nos homens de sucesso é a capacidade de multiplicar os respectivos ganhos e reparti-los com aqueles que lutam do mesmo lado ou contribuem de algum modo às conquistas da causa que defendem. E assim devemos proceder se quisermos chegar a algum lugar. Manter-se no caminho certo é manter as portas abertas.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário