domingo, 17 de março de 2013

Cinema e memória


Como já coloquei antes, em outros textos, sou apaixonado por cinema. Todos os fins de semana aproveito pra assistir filmes, já que tenho evitado sair a noite. Porém confesso que sou leigo sobre o tema. Neste sentido, me inscrevi em uma disciplina do mestrado que aborda o assunto. Buscando então entender um pouco mais sobre esta magnífica arte.

Na primeira aula fui colocado em contato com uma lista de autores cuja boa parte até então eram anônimos ao meu mínimo conhecimento sobre o tema. No primeiro texto que li tive o contato com Andreas Huyssen. No texto em questão o autor coloca a importância do cinema como memória coletiva das sociedades. E a referência que alguns episódios históricos se tornaram em relação à memória cultural. 

O professor Huyssen, da Universidade de Columbia, coloca o exemplo do holocausto como referência de genocídio. Tendo se tornado, várias vezes, tema de filmes e documentário como a Lista de Schindler e muitos outros. Conforme colocado pelo autor, a memória serve para que nos defendamos do risco do esquecimento. Desta forma, sendo então a percepção do tempo e do espaço, importantes no entendimento da cultura.

O autor também cita o crescimento do armazenamento de informações em mídias como algo que vem ocupando a memória pública. Sendo a memória digital um fator de risco ao esquecimento. A memória resgatada pela cultura e pela museologia possibilita um aumento da entropia na percepção das possibilidades futuras. Ou seja, o passado, quando lembrado, se torna referência para que evitemos os erros já cometidos e incorporemos os acertos.

Precisamos, neste sentido, garantir o futuro da memória. E os filmes possibilitam, em parte, este armazenamento, e futuro resgate, do espaço-tempo. Confesso que, apesar de ter uma  preferência por filmes de ficção, fantasias épicas e sobrenaturais, a partir da leitura deste texto olharei para os filmes documentais com outros olhos. Porém reconheço que a caminhada será longa se um dia quiser entender um pouco mais sobre a arte do cinema. No mais, me resta curtir bons filmes.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário